Sinopse: As biotecnologias em seu sentido mais amplo compreendem a manipulação de microorganismos, plantas e animais, objetivando a obtenção de processos e produtos de interesse. Desta maneira, toda atividade que envolva a aplicação dos conhecimentos de fisiologia, bioquímica e genética, é considerada como técnica biotecnológica. Em seu senso mais restrito as biotecnologias estão associadas ao emprego das técnicas modernas de biologia molecular e celular. Outros conceitos de biotecnologias: a) a utilização de sistemas celulares para a obtenção de produtos e desenvolvimento de processos (CNPq); b) a aplicação dos princípios científicos e de engenharia para o processamento de materiais por agentes biológicos proporcionando produtos ou serviços (FAO,1989); c) o uso das técnicas de regeneração in vitro e do DNA recombinante (Fernandes, 1987).
Capítulos: Micropropagação; Base Conceitual; Mecanismos Reprodutivos e Padrões de Desenvolvimento entre Animais e Plantas; Meios de Cultivo; Padrões Morfogenéticos IN VITRO; Problemas na Cultura IN VITRO; Aclimatização das Plantas; Enraizamento; Aplicações das Técnicas de Cultura de Tecidos Vegetais para o Melhoramento; Perspectivas para a Aplicação das Técnicas de Cultura de Tecidos Vegetais; Espécies e Tecnologias Empregadas; Vantagens da Micropropagação em Plantas Perenes; Limitações; Consideraçãoes Finais.
2 comentários:
Felipe, parabéns pela iniciativa!
certamente é de grande valia para a formação acadêmica/ profissional das/os agronomas/os.
Abraço e siga, sem esquecer a senha...rs
parabéns mesmo brother ja baixei uns materiais vou ficar sempre vindo aqui, sou recen formado em engenharia agronomica, meu e-mail é raphamp@hotmail.com ... qualquer coisa
Postar um comentário